code{ -webkit-background-clip:initial; -webkit-background-origin:initial; background-attachment:initial; background-color:#FFF; background-image:url(http://arquivos.noticiaeblog.com/code.jpg); background-position:0 0; background-repeat:no-repeat; color:#666; display:block; font-size:13px; font:normal normal normal 1em/normal 'Courier New', Fixed, monospace; line-height:17px; overflow-x:auto; overflow-y:auto; text-align:left; border-color:#9c6; border-style:solid; border-width:1px; margin:1em 0; padding:0 20px 0 30px; }

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Criando perfil topográfico no programa R

Abrir o modelo digital de elevação (MDE) no SAGA-GIS, de acordo com a extensão em que se encontra o arquivo. Para isso pode-se utilizar as ferramentas de import dos módulos. Posteriormente abrir a linha que servirá para amostrar os dados.


Para amostrar os pixeis do Raster será utilizado a ferramenta no Terrain Analysis – Profiles -> Profiles from lines


DEM: especificar o MDE
Values: Caso estivesse mais Grids poderia amostrá-los e isso iria criar colunas correspondentes
Lines: Qual o vetor no caso é Perfil
Name: Caso estivesse mais linhas no vetor como eu iria diferenciá-las
Profiles: A opção Create
O resultado dessa operação será um vetor de pontos que conterá na tabela colunas X,Y e Z, com a distância entre ponto de 30 metros, essa distancia é de acordo com pixel .


Após esse procedimento vamos exportar a tabela em texto com o módulo Import/Export -> Eport Text Table.E posteriormente abrir essa tabela no programa R, essa etapa de como exportar a tabela e de como abrir uma arquivo texto no R está especificado em outro post desse blog.
Com o arquivo aberto no Programa R podemos usar a funcao plot() para visualizar o perfil.
Código para efetuar a plotagem do gráfico
>plot(perfil$Z, type="l", main="Perfil topográfico", xlab="", ylab="Elevação")
Entao o nome da minha tabela no R é perfil, utilizei os dados dos campo Z, o tipo do gráfico é linha (type=”l”). A figura resultante se encontra abaixo.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Programa para planejamento de voo em aerolevantamento

Uma das matérias ensinadas nas disciplinas fotointerpretação ou fotogametria é o planejamento de voo. Este post mostrará como usar um simples programa escrito em python para efetuar esses cálculos. Os cálculos disponíveis são:
- Escolha da escala da foto, levando em consideração a acuidade visual( 0.2 mm)
- Altura do voo
- Área útil do aerofotograma
- Número de fotografia por faixas
- Número de fotografias da cobertura aérea
- Tempo entre fotografias
- Tempo da cobertura aérea (Tempo de manobra, tempo de fotografia e o tempo total)
Os valores de segurança para que o voo exceda toda área, devem serem atribuídos pelo usuário. Por exemplo fotos por faixa.

Para o programa rodar deve ser baixado o Python.
Esse programa é leve e de fácil manuseio.

Depois do programa instalado deve-se abrir e copiar o código fonte

Pressione botao direito para abrir o arquivo.
O separador decimal é o ponto e o separador entre números é o ponto-vírgula

Qualquer dúvida deixem um comentário.!!

domingo, 14 de agosto de 2011

Iluminação de superfícies com SAGA-GIS

O método de simulação do sol em modelo digital de elevação (MDE) pode ser gerado com a ferramenta Analytical Hillshading do SAGA-GIS. Caso esteja trabalhando com MDE em coordenadas geográficas deve-se colocar na opção exageration o fator corresponde a latitude em que se encontra a área de estudo.


Os dados sobre o azimute e inclinação do sol de uma determinada data e área pode ser obtido no site:Cálculos. Deve-se ter cuidado com a latitude, longitude e fuso horário em que se encontram a área de estudo.


A figura abaixo representa o sombreamento do município de Erechim/RS, para a data 1 de setembro ás 15:30 hrs. Qualquer dúvida deixe um comentário!!! Bom Trabalho!!!!!